30 de março de 2015

Tutorial - Aniversário Infantil


Depois de alguns anos fotografando aniversários, acabei reunindo algumas dicas que podem interessar a quem ganhar essa tarefa. A lista mínima de imagens em um aniversário infantil envolve fotografar pelo menos o seguinte:

1. o local da festa, incluindo a mesa, a decoração e os detalhes;
2. o aniversariante (muitas fotos): sozinho, com familiares e interagindo com os convidados;
3. os convidados e o ambiente geral da festa
4. o momento do “Parabéns”
5. outros detalhes como as lembrancinhas, o bolo e a caixa de presentes


 1. Local

Geralmente, os pais da criança têm uma preocupação com o local e tema da festa, de forma que é interessante ter um registro da decoração. Costumo chegar cerca de 40 minutos antes do início para fotografar o ambiente ainda vazio; isso inclui:
- uma vista da entrada do local, de preferência decorado
- vista da mesa mostrando o tema
- vista do bolo e detalhes da mesa


Faça fotos de vários ângulos. Fotografe a mesa como um todo e também os detalhes, como enfeites e docinhos, balões, presentes, lembrancinhas. Para os detalhes, use superposição de planos e aberturas grandes, focando um objeto e desfocando outros. Isto produz uma foto diferenciada.


2. Aniversariante

Os pais sempre vão gostar de ter muitas fotos de seus filhos. Então fotografe bastante o aniversariante para ter opções de escolha depois na edição. Procure tirar fotos na perspectiva da criança, ou seja, na mesma altura que a criança vê (você vai fazer uns 300 agachamentos e no dia seguinte suas pernas estarão doendo, mas aniversario infantil é assim mesmo). Eu evito poses formais, prefiro deixar a criança agir espontaneamente e tirar o máximo de fotos dela brincando e sorrindo. Essas imagens reforçam a percepção de que a festa foi divertida e produzirão boas lembranças no futuro.





Algumas fotos formais têm que acontecer, claro. Tire fotos do aniversariante com os vários membros da família (avós, tios, irmãos, primos, adultos e crianças), interagindo com os convidados, brincando e divertindo-se com seus amiguinhos. Conheça a melhor perspectiva para fotografar os vários tipos de brinquedos que existem nas casas de festas infantis. Use ângulos diferentes do convencional: fotografe de baixo pra cima (deite no chão), de cima pra baixo (suba em um banco), use objetivas grande-angulares para ter efeitos diferenciados, etc.

Como as crianças estão sempre se movimentando, é importante se preocupar com a velocidade de exposição para as fotos não saírem tremidas. Use no mínimo 1/125s ou 1/160s.



3. Convidados

Os convidados estão na festa para comemorar junto com o aniversariante e geralmente são pessoas significativas na vida dos anfitriões. Gosto de mesclar fotos posadas com imagens em estilo jornalístico, enquanto eles estão conversando ou distraídos. Para isso, o uso de uma teleobjetiva permite que você fotografe os rostos sem precisar se aproximar demais.


4. Parabéns pra Você

Este é o auge da festa, você não pode perder este momento. Nesta hora, fico perto da mesa, abaixado e com duas câmeras com objetivas zoom grande-angulares. Faço fotos com flash em uma câmera e sem flash em outra. O flash ilumina muito o ambiente e quebra o clima de festa, mas garante o registro de fotos nítidas. As fotos sem flash dão ênfase à luz de velas (mas com o risco de ficarem tremidas). Fotografe o parabéns e o momento de assoprar as velinhas do bolo. Levante-se algumas vezes, mesmo que com isso atrapalhe momentaneamente a visão de quem está atrás. Desloque-se para a esquerda e direita da mesa para obter ângulos diferentes daquele momento.




5. Técnicas Gerais - Equipamento

Na fotografia de pessoas, o principal é focalizar nos olhos. Este é primeiro ponto da imagem que todos olham e se os olhos estiverem desfocados a imagem está perdida. No enquadramento, focalize nos olhos e recomponha o quadro antes de clicar. Usando uma teleobjetiva, procure pegar flagrantes das pessoas enquanto conversam e sorriem. O sorriso espontâneo é sempre mais bonito do que o das fotos posadas.

Como regra geral de perspectiva, fotografe da mesma altura da criança Varie os ângulos e as distâncias focais. Fotografe em ângulos pouco comuns, de cima pra baixo, de baixo pra cima, de dentro do brinquedo, etc. Use objetivas grande-angulares para obter efeitos distorcidos ou engraçados. Use também teleobjetivas com grande abertura para efeito de compressão de perspectiva e desfoque do fundo. Utilize planos superpostos, com desfoque. Este efeito diferencia a foto daquelas fotos tiradas com câmeras compactas e celulares

Mantenha ativada a opção de “AUTO ISO”. Com isso, a câmera automaticamente aumenta a sensibilidade a luz no caso de o ambiente exigir.

Em festas diurnas com bastante luz ambiente, fotografe com prioridade para velocidade (S) definindo uma velocidade de obturador de pelo menos 1/125s, para congelar o movimento das crianças, se for esse o caso. Em festas noturnas, se estiver usando flash em modo automático (TTL), ajuste a câmera para o modo Manual, escolhendo uma velocidade de 1/125 ou 1/160 e abertura que desejar. Deste modo, você garante fotos nítidas e o flash no modo TTL se encarrega de corrigir a exposição.  Costumo regular o ISO para 200 ou 400, mas deixando o “AUTO ISO” ativado, de modo que a câmera aumente o ISO caso seja necessário.

O flash direto produz a pior iluminação para fotografia de pessoas. Sempre que possível use flash rebatido, que gera uma iluminação muito mais bonita que o flash direto. Gire a cabeça do flash para que a luz rebata em uma parede lateral ou no teto antes de iluminar a pessoa. Se o teto for muito alto ou de madeira escura, ou se as paredes forem coloridas, use um rebatedor colocado na própria cabeça do flash: não é a melhor opção, mas é melhor do que o flash direto.

Flash rebatido aumenta muito o consumo de energia, então tenha pilhas e baterias de reservas para o flash e câmera. Tenha um flash reserva. Tenha uma câmera reserva. Tenha objetivas de várias distâncias focais. Tenha cartão de memória reserva. Afinal, você está sendo pago para fotografar, não há desculpas de que o cartão de memória encheu ou de que o flash esquentou demais e não disparou ou que acabou a bateria da câmera.

Para as fotos de detalhes, use objetivas de grande abertura, para obter o efeito de desfoque.
Para fotos das pessoas, use tele-objetivas médias para obter uma perspectiva facial mais agradável.

Evite utilizar as objetivas na abertura máxima, pois é onde tem menor definição e nitidez. Se for viável, escolha uma abertura 1 ou 2 pontos menor que a máxima.

Utilize flash com cabeça móvel para obter um melhor efeito de iluminação por meio da luz rebatida. Se não for viável, use um rebatedor na cabeça do flash.

Para registrar momento de muita agitação e brincadeiras das crianças, use algumas vezes o modo de disparo contínuo da sua câmera, clicando várias fotos em seqüência. Assim você poderá escolher a melhor daquela seqüência.

Principalmente, sorria quando estiver fotografando. A fotografia é uma via de mão dupla, as pessoas reagem a você. Se você é sério ou carrancudo, as pessoas não se sentirão a vontade sendo fotografadas. Sorria, brinque com as crianças e suas fotos mostrarão pessoas se divertindo.

Depois da fotografia no evento, vem a pós-produção. Refaça os enquadramentos e ajuste a exposição, o balanço de branco, a cor e nitidez de cada imagem escolhida. Eu dou preferência a fazer recortes bem aproximados. Isso torna a foto profissional diferente daquelas fotos com muito espaço vazio, comum aos usuários das câmeras compactas.